A economia foi imensamente impactada pela pandemia de COVID-19, que teve início no final do ano passado. Da mesma forma, Governo, indústria e o comportamento do consumidor foram bastante afetados pelas medidas emergenciais tomadas para conter o avanço do novo coronavírus. Com a queda nas vendas as empresas tiveram que se reinventar e o marketing digital é a ferramenta que pode melhorar suas presenças online.

Com o começo do isolamento social comércios não essenciais como shoppings e cinemas foram fechados por tempo indeterminado. Uma paralisação que já está impactou diversos setores da economia, e teve desfechos negativos como empresas demitindo funcionários ou a beira da falência. Logo, muitas empresas tiveram que fazer ajustes para sobreviver ou manter a operação.

Todas as atenções voltadas ao comércio eletrônico

Com o fechamento dos negócios físicos os consumidores recorreram à internet para adquirir mercadorias, o que proporcionou uma mudança rápida nos hábitos de consumo. Dito isso, manter uma presença online se tornou essencial para quem deseja continuar vendendo. Portanto, investir em inbound marketing é necessário para conquistar mais clientes. Uma vez que empresas que estão começando a desenvolver sua presença online nesse momento, se encontram bem atrás das que já fazem isso há algum tempo.

SEO, Marketing de mídia social, colaboração com influenciadores, entre outras, são aparatos de marketing digital necessários para uma estratégia bem-sucedida.

Como o SEO pode ajudar sua empresa

O SEO (Searching Engine Optimization) é um instrumento de marketing digital que permite que o site de uma empresa a apareça nos primeiros resultados de buscadores com Google, Yahoo e Bing.

Como grande parte dos consumidores utiliza esses mecanismos de busca para encontrar produtos/serviços, o SEO possibilita que um site fique entre as principais sugestões. No entanto, apesar de não gerar custos a empresa sua implantação consome muito tempo. Mas, é uma estratégia de marketing digital inicial bastante efetiva, além de não exigir grandes investimentos.

Redes sociais

São um excelente canal de divulgação, especialmente nesse momento que os veículos físicos como feiras e eventos foram cancelados. Ainda, como as pessoas vão ficar mais tempo em casa, pois precisam evitar se expor ao vírus, permanecerão mais tempo conectadas. Por isso, as empresas precisam estar lá divulgando seu produto/serviço.

Leia mais sobre como o marketing digital pode melhorar sua presença online em: http://twixar.me/pfnm