Os canais de marketing são plataformas e recursos utilizados para se comunicar com os clientes. Ser cauteloso na hora de escolher o canal mais apropriado para falar com o consumidor não somente poupa tempo, mas também dinheiro. Além de permitir que sua empresa pareça mais autentica e eficiente.

Como existe muita confusão no mercado atual, é necessário focar e alinhar os esforços de marketing. Sem esquecer de medir o ROI (Retorno Sobre o Investimento) do canal para conferir se seu plano está causando impacto, gerando consultas e leads de venda.

Antes de escolher um novo canal de marketing a empresa precisa considerar cuidadosamente quando, como e por que um grupo de clientes usaria tal plataforma.

Considere seus objetivos

Entender seus objetivos é à base do desenvolvimento de uma estratégia de marketing, uma vez que cada canal de marketing funciona de maneiras diferentes. Por exemplo, as redes sociais são uma ótima alternativa para fortalecer o relacionamento com os clientes. Já um outdoor pode ajudar a aumentar a alcance ao permitir que muitos olhos vejam sua marca. Dito isso, para escolher os canais de marketing que mais ajudarão seu negócio é preciso ter bem claro a finalidade.

Conheça os interesses de seu cliente

O que seu cliente faz nos finais de semana? Quais mídias consome? Com quais aplicativos interage frequentemente? Quais palavras ele pesquisa no Google?

Diariamente os consumidores recebem uma avalanche de informações. Portanto, uma estratégia de marketing eficiente precisa saber onde e quando se comunicar. Isso significa, não procurar clientes onde eles não estão, mas segmentá-los onde se conectam. Se o objetivo é interagir com a geração Z entre no Youtube, Instagram e Twitch. Se os CEOs são o seu público-alvo vá para o LinkedIn.

Mantenha a comunicação durante toda a jornada

Os motivos para se comunicar com os consumidores que estão no início do fúnil são óbvias, pois, queremos estimulá-los a passar para a próxima fase na jornada de compra. Entretanto, muitas empresas esquecem de potencializar esses clientes depois da conversão.

Leia também: O que o marketing pode fazer por você

Mensagens enviadas para os clientes que já foram convertidos possibilitam que eles desenvolvam um relacionamento mais significativo e leal com a marca. Logo, encontrar os canais de marketing que facilitem a comunicação com os consumidores antes, durante e após, com o propósito de conexão no decorrer de toda a jornada de venda, maximiza os resultados dos seus esforços de marketing.