Hoje quero falar com você, amigo empreendedor. Muitas vezes você se depara com a necessidade de fazer escolhas. Quer que tudo seja perfeito na sua empreitada, mas a perfeição custa caro. E você opta por adiar algumas coisas com medo de não ser perfeito.

Parece coisa de outro mundo, mas é uma realidade vivida por quase todos os empreendedores. O equilíbrio entre o feito e o perfeito. Na busca pelo perfeito, deixamos de fazer. Sim, porque eu me incluo nesse grupo. Muitas vezes deixei de fazer o que eu falo para o meu cliente fazer, porque não estava perfeito. E perdi oportunidades de negócios por essa busca da perfeição,

Mas, caro leitor, a perfeição é utopia.

Claro que temos que tem um padrão de qualidade que buscamos. E ir melhorando nosso padrão, ir aumentando essa qualidade em busca da perfeição, ajustando processos, acertando rotinas. Mas comece com o que você tem. Comece agora.

<<Leia também: Carol Capuano, da Ag Lamparina>>

Mas engana-se quem pensa que nesse processo só tem perdas. Muitas vezes esse processo é necessário para o amadurecimento das ideias e desenvolvimento de soluções. Se esperarmos a perfeição ela não será testada como solução, ou seja, não é perfeito.

O que isso tem a ver com comunicação?

Pois bem, como gosto sempre de falar para os clientes da AgLamparina, no plano de negócios pensamos no mundo ideal, onde indicamos uma lista de serviços, ideais para o sucesso absoluto do negócio. Mas o ideal é como a perfeição, é utopia, ou seja, não existe. Então temos que adaptar esse ideal, temos que escolher entre a necessidade e a possibilidade, em que lugar podemos ancorar nossas escolhas. E claro, adaptar também nossas expetativas.

Então as vezes, temos que dar um choque de realidade no cliente, que quer gastar 100 reais por mês e ter um milhão de acessos. Como tudo na vida, a comunicação é construção, é dedicação.

Que fique claro, não apenas da agência, mas principalmente internada. Dizemos isso sempre para o cliente: Somos especialistas em comunicação, mas quem entende do negócio dele é ele. Então aproveitamos do conhecimento dele para criar estratégias que envolvam mais seu público alvo.

Mas se você está com medo de começar, buscando a perfeição, me chama, e vamos conversar.

Um abraço

Carol Capuano – Diretora da AgLamparina – sempre disposta à ajudar.