Pense fora da caixinha!

Tudo bem que essa frase já é batida. Todo mundo já ouviu de alguma forma essa expressão. Mas cabe bem como resposta pra pergunta do título. Agora, se existe um modelo de comunicação que serve para tudo? Então, a resposta é mais complicado do que parece.

Porque podemos responder: Sim, existe uma forma de se comunicar, como um roteiro, que pode ser aplicado a todos os negócios, pessoas, marca e produtos. Mas a verdade é que o sucesso mora nos detalhes. Sair desse modelo, pensar além do básico, é o que pode ser o pulo do gato da sua comunicação. Ou seja, pensar fora da caixinha. Então, nesse caso, a resposta é: Não.

O que é pensar fora da caixinha?

Seu cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, tem alguém que você precisa se conectar. Entender a necessidade dessas pessoas e oferecer a solução para isso é o seu papel, certo? Então antes de se concentrar na sua necessidade interna, se concentre na necessidade do seu cliente. Ai você vai conseguir pensar fora da “sua caixinha” e oferecer para seu cliente o que ele precisa dentro do que você pode oferecer.

Quando você se concentra em entender a necessidade do seu cliente, você tem ideias que passam além do roteiro de comunicação padrão. Você pensa em parcerias, encontra soluções que agreguem ao seu produto ou serviço. Quando você pensa no outro e não em si, não na sua empresa, ou no seu negócio, você realmente cumpre seu papel de servir e resolver a necessidade do seu cliente.

E o que tem a ver a comunicação com isso?

Tudo. Afinal, a comunicação tem que atingir o outro. Quando você foca na necessidade do outro vai entender também como se comunicar com ele. Então antes de sair “falando” de você, ouça o que seu cliente tem a dizer sobre o que ele precisa. Ai sim, você poderá ter uma comunicação bem mais assertiva.

Carol Capuano – Diretora da AgLamparina – Sempre disposta a ajudar!