Site não é tudo igual. Como diz aquela frase que gostamos de repetir pros nossos clientes: site é igual carro, tem de Fusca à Ferrari. Com essa brincadeira queremos mostrar que um site pode ser barato e versátil, dar pouca manutenção, estar fora de moda e desatualizado, mas ainda sim ter sua utilidade, como um Fusca, ou ser extremamente caro, ser útil mas chamar bastante atenção e ser desejado, como uma Ferrari.

Existe várias diferenças  entre os carros Fusca e a Ferrari. O preço é a principal, claro. Mas podemos analisar os motores, acessórios, desempenho, aparência, etc.. Também é importante apontar que entre o Fusca e a Ferrari existe uma infinidade de outros modelos de carros.

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Com sites não é diferente. Podem haver diferenças de funcionalidades, acessórios, aparência, modelos e, claro, valor. Antes de mais nada, vale lembrar que de acordo com a quantidade de páginas eles são classificados: One Page ou Multi Page. Abaixo, vamos listar os principais tipos de sites de acordo com suas funções. Mas vale lembrar, que as funções podem se misturar.

  • One Page simples: Como um cartão de visitas virtual. Apresenta na mesma página textos curtos “sobre nós”, “produtos ou serviços” e “contato”. Indicado para quem quer um endereço virtual, mas não tem tempo para criar conteúdo ou não necessita trazer clientes da busca orgânica do Google. A maior vantagem é o custo mais baixo de criação. E a maior desvantagem é que com pouco informação, não briga muito por colocação relevânte no Google;
  • Multi Page simples: Site composto, normalmente, por 4 ou 5 páginas. As mais comuns são “home”, “quem somos ou sobre nós”, “produtos ou serviços”, “blog” e “contato”. O preço vai variar de acordo com a quantidade de páginas extras que forem sendo criadas. A grande vantagem desse tipo de site e de possuir um blog, é a possibilidade de trabalhar o SEO e ganhar relevância na busca orgânica no Google.
  • E-commerce: nossa queridinha loja virtual. Apresenta opções de cadastramento de produtos, possibilidade de integração com sistema dos correios para cálculo de frete, possibilidade de integração com sistemas de pagamentos, entre outros.
  • E-learning: ou o famoso “curso on-line”. Esse site apresenta funções para adicionar textos, vídeos, certificados de conclusão, quiz, fóruns, etc. Ainda é possível configurar para aulas ao vivo ou gravadas. Normalmente, também utiliza funções do e-commerce, como carrinho (para mais de um curso), sistema de pagamentos, entre outros.
  • Portal: A principal característica de um portal é a quantidade de páginas. Normalmente um portal é o agregador em torno de um tema.
  • Landing Page: Essa é uma página especial. Normalmente com todos os elementos voltados para uma mesma ação, a conversão. Lembrando que conversão possui significados diferentes, dependendo do contexto.

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