É comum as pessoas se confundirem, e acharem que logotipo e identidade visual são a mesma coisa. Mas não são. A identidade visual de uma marca inclui a criação do logotipo, mas contèm outros elementos. A criação começa pelo logo ou logotipo (símbolo gráfico que representa uma empresa, produto ou pessoa) e a partir dele será construído toda identidade visual da sua marca. 

Ter reconhecimento e conquistar o sucesso é o desejo de todos, mas para isso é preciso começar com um briefing, onde informações importantes serão reunidas e trabalhadas.

A identidade visual será esse conjunto que ajudará a caracterizar a personalidade, associação e memorização de uma marca. Ela é uma segunda etapa, que vem após a criação do logo. E contará com a criação de elementos gráficos e não gráficos para sua formação..

Analise o momento ideal e faça um brainstorming com sua equipe. Se você não sabe o que é brainstorming, eu garanto que você já fez, mesmo sem saber. Aquela reunião onde todos dão ideias, e uma ideia de um ajuda na criação da ideia do outro, formando o todo. Essa “tempestade de ideias”, na tradução literal, com sua equipe, em sua empresa, conseguirá explorar a potencialidade criativa de todos.

Você sabe o que é persona?

Para a criação da sua marca, da sua identidade visual é importante que você tenha em mente quem é o seu público. Imagine-o na visão de um personagem. Essa “persona” vai representar seu cliente ideal. É com ela que você vai conversar quando criar o seu conteúdo.

E então, com todas as informações reunidas, que começa o trabalho da criação com profissionais qualificados, onde entra a escolha da cor, efeitos, fontes e estilo para formar ou renovar a identidade visual da sua empresa.   

Quando atualizar a identidade visual e logotipo da empresa?

Com o logotipo é preciso ser analisado o momento ideal de realizar mudanças. Pois até mesmo as pequenas atualizações os clientes notam e isso ajuda a dar destaque a sua empresa. Pode, por exemplo, utilizar uma data comemorativa, como o aniversário da empresa para atualizar o logotipo.

Para grandes mudanças de identidade visual, analise se houve alterações de serviços ou produtos, união de empresas ou alterações dos donos da empresa. 

Outra hora boa é quando o empresário percebe que aquele logo não traduz mais o que ele sente em relação à sua marca. Muitas empresas começam de forma simples, sem investir o que se deve nessa etapa, então quando conseguem um respiro, vale a pena pensar na formação de uma marca que represente verdadeiramente a empresa.

Tudo está em constante mudança, seja por inovações tecnológicas, atualizações em redes sociais, hábitos de compra dos consumidores, etc. É necessário estar atualizado, acompanhar todas as questões para agir da melhor forma. Os clientes precisam te conhecer e notar que sua marca está acompanhando o cenário atual e se inovando, por isso é essencial a construção da imagem de sua marca.

Comece já a criar ou renovar a identidade visual e logotipo da sua empresa.

Fale com a AgLamparina e solicite um orçamento.