Mas Carol, planejamento de marketing e planejamento de redes sociais não é a mesma coisa? Sinto lhe informar que não. Aliás, é uma confusão bem comum das pessoas. Além disso, antes mesmo de iniciar um plano de marketing recomendamos um plano de comunicação.

Mas quais são as diferenças entre os planos ou planejamentos de comunicação, de marketing e de redes sociais?

É bom que se tenha em mente que eles se complementam ou que fazem parte um do outro. Sabemos que no começo dá uma confusão, mas vamos explicar um a um para tirar todas as dúvidas. Mas caso ainda ficar algum ponto, entre em contato conosco aqui na AgLamparina, que vamos ficar felizes em te explicar.

Planejamento ou Plano de Comunicação

Essa é uma das primeiras etapas que um empreendedor deve ter em mente. Junto ou logo após o plano de negócios. Na estratégia de comunicação serão levantadas informações como o mercado que o negócio será inserido e quem é o público-alvo. Essas informações serão úteis para a criação a marca. Além disso, baseado nessas informações também são definidas metas para a marca, produto ou serviço.

Com base nas informações recolhidas no plano de comunicação, a equipe de criação tem material para criação do logotipo e identidade visual, por exemplo.

Plano ou planejamento de marketing

Já sabemos quem é o público e como está o mercado, por isso podemos definir quais os canais de comunicação e como será a linguagem usada. Então se vamos trabalhar vídeos no Facebook ou no Instagram, se vamos entrar com patrocínio no YouTube ou se vamos distribuir folhetos na porta no metrô é escolhido com base em dados e não em achismo.

Também é nessa etapa que definimos as palavras para destacar a marca, por exemplo nos trabalhos de SEO na construção do site, se vamos ter campanhas de Ads e quais as ações off line.

Outro ponto importante nessa fase é a escolha da linguagem, citada acima. A linguagem é escolhida com base no público-alvo. Então, se comunicação terá tom de humor, se vai usar uma fonte mais impactante ou se vai ser escura, tudo isso é baseado no público-alvo, e não no gosto do cliente.

Nessa fase também é comum a definição de temas e campanhas para serem aplicadas, bem como a escolha de datas especificas para trabalhar, como promoções por exemplo.

Planejamento de Redes Sociais

Quando o planejamento de marketing chega assim, estruturado para a equipe de criação montar a estratégia de redes sociais é um sonho. Ai, já sabemos quem é a persona, ou seja, o público-alvo, como ele se comporta, o que gosta, etc. A criação da estratégia das redes sociais será baseada em aspectos linkando com outros pontos definidos pela estratégia de marketing.

Por exemplo, se vai entrar um texto no blog, vamos fazer uma postagem sobre ele no Facebook e/ou no Instagram. Se vai ser lançado uma campanha de Dia das Mães, vamos fazer um esquenta do tema, com teasers, ou com o tema.

Ou seja, as redes sociais é o que todos veem, mas até chegar à ela, tem muito trabalho.

Mundo Ideal x Mundo Real

Aí vocês me perguntam: Carol, todos precisam fazer todas essas etapas? Minha resposta é sempre a mesma: nós nos adaptamos à realidade do cliente. No mundo ideal, recomendamos sim todas essas etapas, mas entendemos que isso encarece muito o projeto do cliente. O que fazemos é que podemos trabalhar as redes sociais com base em um briefing que o cliente preenche. Nesse caso, é sempre bom lembrar, que há chances das postagens e campanhas não serem tão assertivas, porque vamos com base em achismo e não em dados. Mas muitas vezes é o que é possível ser feito.

O importante para quem está empreendendo nesse momento é ser atendido por alguém que tem experiência. Dessa forma, mesmo com pouco recurso, podemos definir metas realistas e trabalhar, criando a base necessária para entender o público e trazer resultado.

Mas, a realidade, também diferente do mundo real, traz a certeza de que o investimento é, muitas vezes, proporcional ao resultado e/ou a velocidade do mesmo. Por isso, quando queremos um resultado grande e rápido, devemos entender que o investimento deve ser alto. E, para ser assertivo, ou seja, investir o mais certo possível, seguir os passos de planejamento de comunicação, marketing e redes sociais.

Fale conosco. A AgLamparina tem uma equipe especializada para entender sua necessidade e trabalhar dentro do possível. AgLamparina – Iluminando o caminho para o seu sucesso.

Carol Capuano é comunicadora, jornalista e empresária.