Estamos constantemente tomando decisões, desde qual roupa usar até o modelo do próximo smartphone. Sendo que, muitas delas são inconscientes, o que é conhecido como gatilhos mentais. Ou seja, são motivações que levam o consumidor a realizar uma compra ou ação de conversão. Portanto, são estímulos que influenciam as emoções e impulsionam as decisões para mover o indivíduo a efetuar determinada ação.

Quando utilizado de maneira eficiente no desenvolvimento de conteúdo, os gatilhos mentais conseguem convencer o consumidor a:

Comprar ou solicitar um produto/serviço;

Preencher um cadastro online;

Assinar um newsletter;

Converter clientes em seguidores fieis da marca;

Incentivar a audiência a compartilhar um conteúdo da marca nas redes sociais;

Lapidar o conteúdo do site melhorando a classificação nos motores de busca;

Fazer o download de um aplicativo, entre outras coisas.

Da psiquiatria às estratégias de marketing de conteúdo

Utilizado inicialmente pela psiquiatra o termo gatilho mental diz respeito ao estímulo externo que piora o quadro de uma doença.

Sendo que o mecanismo psicológico que motiva e consolida o gatilho, e uma determinada resposta emocional é semelhante ao desenvolvimento de hábitos, habilidades e reflexos condicionados. A diferença é que o reforço emocional é mais importante que reação ou repetição do estímulo. Em alguns casos o gatilho pode ser acessado a partir de um único evento traumático.

Dado que os gatilhos psicológicos estão associados à experiência individual, a reação emocional é única, logo cada pessoa tem uma.

O marketing digital utiliza os gatilhos mentais, de modo a afetar a maior parte das pessoas igualmente. Bem como podem ser direcionados às necessidades e medos específicos do público-alvo.

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Na publicidade os gatilhos mentais são usados para provocar emoções, dependendo do produto que será promovido podem surgir sentimentos de alegria, medo, segurança, simpatia, entre outros.

Alguns termos são capazes de impactar e levar os consumidores a tomar determinadas decisões. Especialmente as que dão conta da escassez: exclusivo, agora, somente hoje, descubra, oportunidade única, entre outras.

Enfim, gatilhos mentais podem ser utilizados em toda a estratégia de marketing de conteúdo da empresa, pois, tem o propósito de atrair e conquistar clientes.