Antes de começar qualquer estratégia de marketing para atrair mais clientes um plano de marketing precisa ser desenvolvido. Não importa se o plano é simples e objetivo, ou complexo e custar milhões. Afinal, ironicamente os planos de marketing mais onerosos acabam sendo engavetados e raramente são colocados em prática. Afinal, se a pesquisa e execução são eficazes os projetos mais simples costumam levar aos melhores resultados.

Independente da meta é preciso considerar que estamos falando de um documento livre de ambiguidades. Que precisa ser bem estruturado; fundamentado em análise completa; apresentar posicionamento competitivo e resultados alcançáveis. Enfim, servir como guia para os próximos passos. Entretanto, é preciso estar aberto a ajustes e melhorias do decorrer da execução.

O plano de marketing ajuda

Identificar: o público-alvo, como chegar até ele e como manter os clientes para que voltem a adquirir produtos/serviços. Quando bem elaborado o planejamento se torna o roteiro para atrair clientes e melhorar radicalmente os resultados da empresa.

Direcionar: um bom plano de marketing apresenta um roteiro estratégico que as marcas utilizam para organizar, executar e acompanhar as estratégias durante um determinado período. Também inclui táticas separadas para os diversos times de marketing, contudo, todos trabalham para atender os mesmos objetivos.

Tipos de plano de marketing

Trimestral ou anual: se concentra em estratégias e campanhas que serão realizadas num período determinado.

Pago: apresentam estratégias pagas como publicidade nativa, PPC (Publicidade paga por clique) ou promoções pagas nas redes sociais.

Redes sociais: canais, táticas e campanhas que serão veiculadas nas mídias sociais.

Conteúdo: métodos, recursos e campanhas onde o conteúdo será utilizado para promover o negócio ou produto.

Lançamento de um novo produto: roteiro para estratégias e procedimentos estabelecidos para promover um produto que é novidade.

Leia também: Como usar o whatsapp nas campanhas de marketing?

Se a estratégia de marketing define como uma empresa executará um objetivo específico, o plano de marketing é a estrutura através da qual todas essas estratégias serão executadas, além de ajudar a conectar cada processo de volta a uma ação de marketing e meta de negócios.

Sempre que precisar de ajuda para montar o plano de marketing de sua empresa, entre em contato com a equipe da AgLamparina.