Muitos médicos ou profissionais liberais sofrem do mesmo problema: a faculdade os ensina como ser um bom profissional, mas não ensina como ser um empreendedor ou empresário. E quando essa pessoa opta por atender em seu próprio consultório ou escritório, ela passa a ser também um empreendedor. Isso acarreta as dores comuns à todos que resolvem empreender, como a parte burocrática do negócio, ou seja, a administração, contabilidade, gerenciamento de pessoas, etc., além da  divulgação de serviços e captação de clientes.

A AgLamparina tem mais de 10 anos de experiência de divulgação de serviços de médicos e profissionais liberais, que precisam estar atentos aos códigos de ética e conduta de suas profissões. Além disso, oferecermos aos nossos clientes processos de consultoria e mentoria do negócio e de marketing. Então juntamos nosso time de especialistas e selecionamos algumas dicas para você empreender com sucesso em qualquer área.

Quem trabalha para você ou com você?

Qualquer negócio é feito de pessoas e para pessoas. Um médico, dentista, fisioterapeuta, psicólogo, além de clientes, possuem pacientes.  As pessoas buscam solucionar suas dores, seus problemas com você. Você deve ter isso em mente quando criar o ambiente para essas pessoas. Não pense apenas na decoração, mas no astral do seu local. Se você tem uma recepcionista sempre carrancuda, se você deixa a televisão na sala de espera sempre no programa jornalístico sensacionalista, você cria uma atmosfera que não é agradável à pessoa que ali está.

Outro ponto importantíssimo para qualquer profissional que atende pessoas com hora marcada é ser pontual em sua agenda. Quando vamos a um consultório e ficamos horas esperando para ser atendidos, tendemos a já entrar irritados em consulta. Sem falar na propaganda negativa que fazemos sobre esse profissional.

Finanças e administração

Mesmo profissionais que estão começando devem separar as finanças da empresa com as pessoais. Tenham contas separadas. Isso vai facilitar, inclusive, as finanças particulares. Desta forma, você pode ter uma previsão de ganhos. Busque auxilio como treinamentos e cursos de gestão. O Sebrae posse vários, inclusive gratuitos.

Divulgação e captação de clientes

Muitas entidades profissionais tem regras para divulgação. Não vamos entrar em pontos específicos nesse texto, mas de uma forma geral, nossa recomendação é que o profissional deva se posicionar com especialista e autoridade no tema ou ramo em que atua.

Esse posicionamento é feito através de uma série de trabalhos, como um site, que pode ter um blog, com textos sobre o tema, ajudando na busca do tema no Google, vídeos e imagens nas redes sociais, que também ajudam a criar identificação com o tema para os seguidores.

Por esse motivo, recomendamos que o empreendedor que não quer perder dinheiro, deva investir em um plano estratégico de comunicação.